Eco-Escolas

"O Programa Eco-Escolas contribuiu para a formação contínua de jovens e adultos mais responsáveis e preocupados com a preservação do Ambiente e do Planeta Terra.”
Conselho Eco-Escola
O conselho Eco-Escolas tem por base os seguintes objetivos:
-
Assegurar que os outros 6 passos sejam adotados planeando a sua implementação;
-
Assegurar a participação ativa dos alunos no processo de decisão do Programa;
-
Assegurar que as opiniões da toda a comunidade escolar são tidas em consideração e, sempre que possível, postas em prática;
-
Estabelecer ligação com a estrutura de gestão da escola e com a comunidade local;
-
Assegurar a continuidade do Programa.
Assim, aos vinte e cinco dias do mês de janeiro, pelas 11:00H, realizou-se a primeira reunião do conselho Eco Escolas da Escola Mário Beirão em Beja.
A reunião teve início com a apresentação do conselho EE ao que se seguiu a apresentação do programa EE, em particular da metodologia dos sete passos EE.
De acordo com os resultados obtidos na auditoria ambiental identificaram-se os principais problemas ambientais e traçaram-se linhas de ação conjuntas para os minimizar e/ou até ultrapassar.
Identificámos os principais problemas ambientais, existentes na escola, com vista a uma intervenção eficiente .
O conselho pretende contribuir para um desenvolvimento sustentável gerando benefícios ambientais, sociais e económicos através de uma forte ligação à comunidade local.
Pretendemos envolver mais elementos da comunidade neste esforço comum; queremos diversificar as atividades e ser inovadores reforçando o trabalho desenvolvido em prol do Ambiente, contribuir para o estabelecimento de uma verdadeira comunidade escolar; promover a interdisciplinaridade e o envolvimento ativo dos alunos.
O conselho enumerou várias linhas de ação a desenvolver e tendo sempre em conta o envolvimento de todos- informar e envolver
Terminámos este conselho com inúmeras ideias para o plano de ação propostas pelos nossos conselheiros.






A Escola Mário Beirão, através das suas coordenadoras Isabel Mourão e Ana Serrano, formalizou a candidatura ao galardão eco escolas 2021/2022. Este programa pretende encorajar a realização de atividades que contribuam para a melhoria do desempenho ambiental das escolas, reconhecendo e premiando o trabalho desenvolvido, durante o ano letivo. As coordenadoras agradecem a dedicação e resiliência, a todos os elementos do Conselho Eco-Escolas pela participação e colaboração, e a toda a comunidade da Escola pelo envolvimento nas iniciativas propostas no âmbito da sustentabilidade do nosso planeta.
Eco-Escolas é um programa internacional da “Foundation for Environmental Education”, desenvolvido em Portugal desde 1996 pela ABAE. Pretende encorajar ações e reconhecer o trabalho de qualidade desenvolvido pela escola, no âmbito da Educação Ambiental para a Sustentabilidade.
O programa é coordenado a nível internacional, nacional, regional e de escola. Esta coordenação multinível permite a confluência para objetivos, metodologias e critérios comuns que respeitam a especificidade de cada escola relativamente aos seus alunos e características do meio envolvente.
Para além do apoio das pessoas e Instituições da Comissão Nacional, o Eco-Escolas conta ainda com a parceria de vários municípios e apoios específicos de mecenas para algumas das suas atividades. Fornece ainda metodologia, formações, materiais pedagógicos, apoios e enquadramento ao trabalho desenvolvido pela escola.
A Escola Mário Beirão (Agrupamento de Escolas 2 de Beja) procedeu a :
-
Manifestação por parte da escola da vontade de melhorar o seu desempenho ambiental, envolvendo os alunos nos processos de decisão e implementação do programa, em qualquer das suas fases;
-
Concordância de adesão ao programa por parte do/a director/presidente da escola;
-
Declaração do interesse do Município em colaborar com a escola
Propomo-nos a seguir a metodologia dos 7 passos:
-
Conselho Eco-Escolas,
-
Auditoria Ambiental,
-
Plano de Ação,
-
Trabalho Curricular,
-
Monitorização e Avaliação,
-
Envolvimento da Comunidade
-
Eco-Código.
Reunimos sinergias e já elaborámos os passos 1,2,3,4 e até o 6.
Contamos envolver toda a comunidade para atingir os objetivos de forma a realizar atividades no âmbito dos temas-base (água, resíduos e energia) e de pelo menos um dos temas do ano.
Traçámos o plano de ação de acordo com a auditoria ambiental as prioridades de ação/intervenção decididas pelo Conselho Eco-Escolas.
Em paralelo somos desafiados a participar em diversos sub-projectos que procuram (in)formar e aprofundar e premiar o trabalho no âmbito de temáticas específicas.
O programa “Eco-Escolas” pretende encorajar o desenvolvimento de atividades, visando a melhoria do desempenho ambiental das escolas, contribuindo para a alteração de comportamentos e do impacto das preocupações ambientais nas diferentes gerações, reconhecendo e premiando o trabalho por elas desenvolvido.
Visa, ainda, criar hábitos de participação e de cidadania, tendo como objetivo principal encontrar soluções que permitam melhorar a qualidade de vida na escola e na comunidade.
São, também, preocupações deste programa a disseminação de uma metodologia de abordagem das questões ambientais, inspirada na Agenda 21, para além da formação, enquadramento e apoio a muitas das atividades que as escolas desenvolvem, procurando constituir um contributo para a criação de parceiras com os respetivos municípios.
No dia 25 de janeiro de 2023, foi hasteada a bandeira Eco-Escolas na Escola Mário Beirão.
Quanta honra!

Diploma de qualidade
É com enorme que recebemos o Diploma de Qualidade– Associação Bandeira Azul da Europa. Este surge após uma auditoria ambiental levada a cabo pela DGESTE em 2022. O Diploma de Qualidade é o reconhecimento e o prémio pelo trabalho desenvolvido durante o ano passado no domínio da educação ambiental, através do programa Eco Escolas.
O Programa Eco Escolas vocacionado para a educação ambiental e para a cidadania, pretende, sensibilizar os elementos da Comunidade Educativa para a preservação do ambiente e para uma utilização racional e sustentável dos recursos do nosso planeta.
Neste contexto, a Escola Mário Beirão tem desenvolvido diversas atividades e ações para atingir, e mesmo superar, as metas preconizadas por este programa.
A coordenação do projeto agradece a toda a Comunidade a contribuição para a obtenção deste galardão.
